Disciplina: Língua Portuguesa
Orientadora: Lícia Margarida
Toda sociedade é regida por normas de conduta, valores morais e regras que determinam e orientam como deve ser o comportamento dos indivíduos que estão inseridos na mesma, em todas as dimensões de sua existência, em casa, na rua, na igreja e no ambiente organizacional. Esse conjunto de princípios e fundamentos que regem nossa vida é denominado de Ética.
Orientadora: Lícia Margarida
Toda sociedade é regida por normas de conduta, valores morais e regras que determinam e orientam como deve ser o comportamento dos indivíduos que estão inseridos na mesma, em todas as dimensões de sua existência, em casa, na rua, na igreja e no ambiente organizacional. Esse conjunto de princípios e fundamentos que regem nossa vida é denominado de Ética.
No ambiente de trabalho, geralmente não
percebemos que as atitudes que nos levam a determinados tipos de condutas estão
fundamentados em preceitos éticos. De acordo com as informações obtidas na
palestra sobre ética realizada em 24 de março deste ano na Faculdade Castro
Alves, ministrada pelos docentes Vaner do Prado, Jumara Teodoro e Rita Rapold,
dos cursos de Administração, Contabilidade e Psicologia respectivamente, na
qual foi apresentado pelos mesmos o conceito de ética e o seu papel dentro
destas áreas de atuação, foi possível compreendermos que, a ética é algo
extremamente ligada à sociedade, mas é um conceito bastante amplo que vem se
moldando conforme os períodos dentro do processo civilizatório.
Tradicionalmente, é uma reflexão filosófica e científica que no decorrer da
história, grandes pensadores buscaram explicar sobre as ações humanas, dentro
dos diversos modos com que as pessoas se colocam no mundo, nas questões
familiares, sociais, do Estado e de trabalho no qual também é estabelecida a
ética dentro das profissões, determinando a conduta padrão que será exigida aos
colaboradores dentro da organização.
A maioria das profissões tem o seu
código de ética e condutas morais estabelecido, na Administração, os preceitos
e normas éticas estão presentes no “Código de Ética Profissional do
Administrador”, documento que norteia a conduta moral e profissional da
categoria especificando seus direitos e deveres, proibições, orientação de
honorários, deveres especiais em relação aos colegas e deveres especiais à
preservação da classe além dos valores fundamentais de ética profissional nas
relações de negócio, nas relações de trabalho, nas relações pessoais, nas
relações cooperativas e relações institucionais.
No campo da Administração falar
sobre ética se torna imprescindível nos dias de hoje, pois é uma área do
conhecimento que foi criada por volta da Revolução Industrial, tendo a visão de
que para ser bom tinha que ser útil e o Utilitarismo é uma corrente filosófica
que preenche muitos espaços na Administração, até os dias atuais, seguindo a
ideia de que o administrador bom é aquele que dá resultados, sendo estes
resultados de valor econômico. Com as constantes mudanças estratégicas que vem
ocorrendo no mundo empresarial, como a questão da responsabilidade social e da
sustentabilidade, o administrador de hoje precisa saber equacionar a eficácia
que na maioria das vezes é trazer resultados financeiros às organizações com os
valores éticos, para que suas decisões sejam politicamente corretas.
Essa questão se torna um grande
desafio para o profissional administrador que além de ter que resolver os
problemas econômicos da Administração seguindo as normas éticas, ainda existe a
livre concorrência com profissionais de outras áreas de atuação que exercem
função de administrador nas organizações públicas e privadas, pois a
Administração não tem práticas ou processos a serem desenvolvidos
exclusivamente pelo profissional administrador e isso faz da nossa área muito
aberta a toda sociedade e consequentemente isso gera uma desvalorização da
categoria. Mas vale ressaltar que é uma área que ainda está em estruturação e
nos últimos dez anos o Conselho Federal de Administração tem se fortificado e
melhorado quanto a esta questão, fiscalizando estas falhas principalmente nas
grandes organizações.