domingo, 3 de junho de 2012

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E ANÁLISE SOBRE O FILME AMOR SEM ESCALAS.


Disciplina: Psicologia Aplicada
Orientadora: Rita Rapold


FICHA TÉCNICA DO FILME AMOR SEM ESCALAS
Diretor: Jason Reitman
Elenco: Jason Bateman, George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga, Melanie Lynskey, Danny McBride, Chris Lowell, Tamala Jones.
Produção: Jeffrey Clifford, Daniel Dubiecki, Ivan Reitman, Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman, Sheldon Turner
Fotografia: Eric Steelberg
Trilha Sonora: Rolfe Kent
Duração: 104 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Paramount Pictures / Cold Spring Pictures / The Montecito Picture Company / Right of Way Films / DreamWorks Pictures
Classificação: 12 anos

SAÚDE MENTAL E TRABALHO E ANÁLISE SOBRE O FILME
    Com as transformações que vêm acontecendo ao decorrer da história, principalmente no que diz respeito ao Trabalho que exige a necessidade de adaptação do individuo às novas exigências de mercado, podemos dizer que estamos vivendo em uma época em que precisamos nos adaptar a essas mudanças para nos mantermos firmes dentro deste mercado totalmente rigoroso. Devido a essas circunstâncias, chegamos a um ponto de bastante preocupação em relação às necessidades humanas que hoje se vê desregulada devido à pressão psicológica e emocional que encontramos hoje no ambiente de trabalho. Essa preocupação está relacionada à saúde mental e trabalho.
      No filme Amor sem Escalas, é possível observar situações que envolvem a saúde mental em relação ao trabalho. O filme conta a história de Ryan Bingham um profissional que o seu trabalho basicamente é demitir pessoas de outras empresas de diversos lugares dos Estados Unidos, onde os gestores não tem coragem para fazê-lo. Ele não só demitia como também aconselhava as pessoas a não vê a demissão como um fato ruim e sim como uma oportunidade de mudança de vida e devido à crise econômica que estava acontecendo, as pessoas tinham diferentes comportamentos desde o sarcasmo até o desespero ao receber a notícia de que estavam demitidas de seus empregos após anos de trabalho e dedicação, sem a perspectiva de que iriam encontrar outro emprego tão facilmente. No decorrer do filme duas personagens aparecem na vida de Ryan, primeiramente Alex, uma mulher que levava a vida basicamente como ele, sempre viajando a trabalho em que ele se envolver emocionalmente com ela e depois a Natalie uma profissional recém-formada da faculdade que chegou a empresa que ele trabalhava com o objetivo de implantar um novo modelo de funcionamento em que não precisasse viajar para demitir os funcionários, mas sim que fosse por videoconferência, a fim de que o processo fosse mais barato e ocorresse de forma impessoal. Essa decisão afetou o Ryan que não conseguia imaginar sua vida sem viajar, sendo que o próprio já considerava o avião sua própria casa, ainda mais que ele tinha uma meta de conseguir alcançar dez milhões de milhas para ser um dos sétimos que conseguiu chegar a tal feito, por isso ele protestou contra esta decisão alegando que Natalie era inexperiente nesta área de demitir pessoas e que não era tão simples assim, apenas demitir e acabou. Sendo assim, o diretor da empresa decidiu que Ryan levaria Natalie consigo em suas viagens para que ela pudesse ver na prática como era a reação das pessoas e aprender a lidar com as diversas situações que pudessem acontecer.
      De acordo com o filme foi observada algumas cenas que revelam como o trabalho afeta a saúde metal de um indivíduo, a falar sobre o próprio Ryan que vivia sua vida em função do trabalho sem se preocupar em se estabelecer em qualquer lugar, ficar próximo à sua família, muito menos casar ou ter filhos, para ele era a vida que ele queria, mas ao conviver com outras pessoas, principalmente a Alex a qual ele começou a se envolver e nutrir um sentimento verdadeiro, quando descobriu que ela era casada e tinha família e que ele era apenas um parêntese na vida dela, ele se deu conta de como ele era sozinho e mesmo quando ele conseguiu alcançar os dez milhões de milhas tão almejadas ele já não se sentia mais feliz por isso. Esta cena mostra que mesmo o indivíduo acreditando que é feliz com o seu trabalho, isto não é suficiente para ficar em estado de bem estar físico e mental, pois as pessoas precisam se relacionar com outras e conviver em grupo para que numa situação como esta, o indivíduo não fique com sentimento de isolamento o qual propicia a depressão e baixo estima, que hoje é um fator contrário à saúde metal.
       Outra situação encontrada no filme é quando Natalie ao participar das demissões e visualizar as diferentes atitudes das pessoas ao ouvir que estavam demitidas, ela se sentia uma carrasco e ficava espantada como Ryan conseguia fazer isso o tempo todo sem se abalar emocionalmente. Natalie já não se sentia tão motivada àquela função como logo quando chegou, pois pôde presenciar o sofrimento das pessoas que não sabiam o que esperar da vida com aquela demissão. Quando uma funcionária disse que ia se suicidar se jogando da ponte, ela ficou desorientada por ter que propiciar momentos de desespero às pessoas, mas Ryan a convenceu de que aquelas histórias que as pessoas falavam não eram verdadeiras, eram apenas um drama de momento que logo passava. Depois de um tempo quando Natalie descobriu que a mulher realmente se suicidou, ela pediu demissão do trabalho. Esta situação mostra que Natalie estava passando por momentos de stress e sofrimento psíquico na vida profissional em ter que se submeter aquele emprego que na verdade não era o que ela queria fazer.
       Tem um momento no filme que mostra que o melhor remédio para manter e assegurar a saúde mental de um funcionário é a motivação, como por exemplo, a cena que quando o funcionário recebe a notícia que estava demitido, ele fica preocupado e desolado, sem perspectiva de vida por depender daquele emprego pra sua sobrevivência e de sua família e saber que num momento de crise não seria fácil encontrar outro emprego, e nem saberia o que dizer aos seus filhos. Mas, Ryan tem um discurso bastante motivacional, influenciando aquele homem a seguir sua carreira de cozinheiro, que essa situação para ele era uma oportunidade de seguir seu sonho. Para Ryan pode não ter significado nada, fazendo parte apenas do seu script de demissão, mas para aquele homem foi muito essencial ouvir aquelas palavras, fazendo com que ele saísse de cabeça erguida, motivado a fazer o que ele sempre quis, que era ser cozinheiro.

        REFERÊNCIAS  SOBRE SAÚDE MENTAL

      Artigos acadêmicos sobre Saúde Mental e Trabalho


Um comentário:

  1. Achei super interessante o tema abordado.
    Parabéns pra vcs.

    ResponderExcluir